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Ensaios em Voo do DCTA pesquisa controle de aeronave em emergência

Pousar com segurança uma aeronave que tenha sofrido uma severa falha estrutural. Esse tem sido o objetivo da linha de pesquisa conduzida pelo Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV), que recentemente obteve o aceite para publicação, em 2011, de um artigo completo no Journal of Guidance, Control, and Dynamics do AIAA (American Institute of Aeronautics and Astronautics).

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Diversos incidentes e acidentes aeronáuticos têm como fator contribuinte a perda de superfícies aerodinâmicas ou falha do sistema de controle da aeronave. Um dos casos mais recentes ocorreu com um A300 cargueiro decolando de Bagdah em 2003 (vide foto), que foi atingido por um míssil enquanto ascendia para a altitude de cruzeiro. Sem o sistema hidráulico, os pilotos não podiam mais utilizar os comandos clássicos da aeronave, e passaram então a pilotar usando somente a variação de tração dos dois motores. Os dois pilotos e o engenheiro de voo foram capazes de realizar um pouso de emergência com a aeronave danificada e sem fatalidades.

 

Tendo como motivação casos como esse do A300, foi realizado em 2009 na Alemanha um voo de ensaio na aeronave ATTAS da DLR - Centro Aeroespacial Alemão - para testar um novo sistema de controle desenvolvido pelo Cap Eng Fabio A. de Almeida, pesquisador do GEEV. Com este sistema ativo, os pilotos foram capazes de descer até uma pista de pouso sem utilizar os comandos normais da aeronave, mas de uma forma intuitiva e com baixa carga de trabalho, muito semelhante ao controle de uma aeronave sem dano. Um sistema deste tipo, incorporado a uma aeronave civil ou militar, traria grandes benefícios para a segurança de voo e sobrevivência em combate.

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