Entre os dias 9 e 18 de junho, o IPEV teve a grata satisfação de receber em suas instalações cinco membros da École du Personnel Navigant d'Essais et de Réception (EPNER), onde tiveram como objetivo principal realizar a avaliação de final do Curso de Ensaios em Voo na aeronave EMB-110 Bandeirante.
Este intercâmbio, que é regulado através de um acordo entre o Estado-Maior da Aeronáutica e o Ministério da Defesa Francês, possui como propósito a troca de experiências entre as Escola de Formação em Ensaios em Voo do IPEV (EFEV) e a EPNER. Ambas fazem parte do seleto grupo de 8 escolas de ensaios em voo que são reconhecidas pela Society of Experimental Test Pilots (SETP).
O exercício final foi composto de avaliações em solo e em voo, onde os dois alunos, que se encontravam sob o olhar atento dos instrutores, coletaram inúmeros dados sobre a cabine de pilotagem, cabine de passageiros, acessos normais e de emergência, analisaram as listas de procedimentos normais e de emergência, e gerenciaram as coletas de dados durante os quatro voos realizados na lendária aeronave C-95, primeira aeronave de série produzida pela Embraer.
Além da extensa avaliação na aeronave Bandeirante, também foram realizados voos de avaliação qualitativa no T-27M Tucano e no Phenom 100. Como de costume nas demais escolas internacionais, após importantes gestões do DCTA com o COMPREP e o DECEA, foram possíveis voos de demonstração de técnicas de ensaios no KC-390 do Esquadrão Gordo (1º/1º GT) e no IU-50 do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), aeronaves modernas e com sistema de comandos de voo totalmente digitais.
Em seu penúltimo dia de atividades no Brasil, os integrantes da EPNER e os pilotos e engenheiros de prova do IPEV, trocaram valiosas experiências a respeito de suas escolas e da atividade de ensaio dos dois países em uma reunião realizada no auditório do IPEV. Esta foi uma grande oportunidade de analisarmos criticamente o cenário atual, visando futuros aprimoramentos dos cursos ministrados no IPEV, com aumento de qualidade e redução de custos.
O último dia foi reservado a uma visita às instalações da Unidade Embraer de Gavião Peixoto, tendo sido recepcionados e acompanhados pelo Piloto de Ensaio Cel Av R/R Anderson, Prova 61, antigo integrante do IPEV e formado na EFEV em 2000. Foram visitadas as linhas de montagem da aeronave KC-390, momento no qual outras valiosas informações foram compartilhadas.
De forma análoga nos termos deste intercâmbio, é fornecido ao IPEV um período nas instalações da EPNER para que os alunos brasileiros possam realizar as suas avaliações finais nas aeronaves da escola francesa. Esta atividade está prevista para junho de 2026, na fase final do XXXVIII Curso de Ensaios em Voo – modalidade asa fixa (CEV-AF).
Assim, o IPEV busca continuamente o aperfeiçoamento das suas atividades de formação de pessoal, pilar essencial para a existência da atividade de Ensaios em Voo, que é campo imprescindível para o desenvolvimento aeroespacial brasileiro.
Texto e Fotos: Ten Cel Av Drozdz