
Os voos de recebimento foram realizados na fábrica da Helibrás (Airbus Group), em Itajubá – MG, no período de 07 a 16 de abril de 2025.
A equipe de ensaios do IPEV foi representada pelo CC Av Gayer (Prova #123), CC (EN) Hilton (Curinga #92) e Cap Eng Tostes (Curinga #79). No total, foram realizados três voos para a conclusão do processo de recebimento por uma tripulação mista do IPEV e da empresa Airbus Helicopter.
A atuação do IPEV no recebimento da aeronave H125 da Marinha do Brasil foi marcada não apenas pela condução dos voos de recebimento, mas também pela aplicação criteriosa de conhecimentos adquiridos em campanhas anteriores, garantindo que a nova plataforma atendesse plenamente às exigências operacionais da Aviação Naval. “A chegada da aeronave H125 representa um avanço significativo para a formação dos futuros aviadores da Marinha do Brasil. Além da compatibilidade com NVG, trata-se de uma plataforma moderna, versátil e com elevada confiabilidade, que proporcionará um salto de qualidade no processo de instrução aérea, aproximando os pilotos recém-formados à realidade operacional do Esquadrões. Poder participar diretamente do recebimento dessa aeronave, assegurando sua conformidade com os requisitos operacionais da Força, é motivo de orgulho e reforça o compromisso da Aviação Naval com a excelência e a segurança em suas operações”, destacou o piloto de ensaios em voo CC Av Renato Gayer Carvalho.
O processo de recebimento também envolveu uma análise técnica dos sistemas embarcados e da performance da aeronave, o que só foi possível graças à presença de uma equipagem especializada em ensaios em voo. “A participação de uma equipagem de ensaios em voo no processo de recebimento de uma nova aeronave é fundamental para garantir que cada aspecto técnico atenda aos padrões operacionais exigidos pela Marinha. Mais do que verificar requisitos, nosso papel é mitigar riscos, validar características de desempenho e contribuir para que a introdução da aeronave ocorra de forma segura e eficiente. Essa integração entre engenharia e operação é um diferencial que agrega valor real ao ciclo de vida da aeronave”, explicou o engenheiro de ensaios em voo CC (EN) Hilton Alex Soares de Lima.
Texto: Comunicação Social do IPEV - Fotos: CC (EN) Hilton
Colaboração: CC Av Gayer