A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) recebeu, por meio da Comissão de Recebimento do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), Projeto H-XBR, a penúltima aeronave H-225M da Força Aérea Brasileira (FAB), o H-36 Caracal, na sua versão Operacional.
A ocasião foi marcada pela entrega aeronave FAB 8523, pelo Consórcio Airbus Helicopters/Helibras, etapa do Projeto H-XBR, com destino ao 3º/8º Grupo de Aviação, em Santa Cruz – RJ.
Segundo o piloto do Esquadrão Aéreo, Capitão Aviador Rafael D'Amato Guimarães: “O recebimento de mais uma aeronave H-36 da versão Operacional FAB vai contribuir para o desenvolvimento dos aspectos doutrinários do sistema de proteção embarcado e para o incremento da capacidade de apoio à sociedade brasileira. O Electronic Warfare System (EWS) é bastante robusto e exige das tripulações o aprimoramento teórico constante, visando à aplicação adequada em cenários de conflito. Além disso, a automação e a grande capacidade de carga da aeronave são diferenciais para o emprego em missões de Busca e Salvamento, em ambientes terrestres ou marítimos, e de Ajuda Humanitária, como ocorreu recentemente no estado do Rio Grande do Sul. O 3°/8° GAV (Esquadrão Puma) esteve presente na região com o H-36 e realizou diversas missões de transporte de mantimentos e equipamentos, além de inúmeras evacuações aeromédicas”.
O processo de recebimento é um esforço conjunto entre unidades do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entre elas o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e a COPAC, bem como de outras Unidades da FAB, como o Grupo Logístico da Base Aérea de Santa Cruz (GLOG-SC) e o próprio 3º/8º GAV, os quais realizam uma bateria de verificações técnicas e operacionais para certificar o recebimento em conformidade com os requisitos determinados na contratação.
Com a finalidade de acompanhar todas as fases desse Projeto, o GAC-PAC, por meio de seu escritório na sede da empresa, o Escritório de Coordenação de Projetos em Itajubá (ECP-IJA), mantém um corpo de militares das três forças, trabalhando sinergicamente em prol dos objetivos de cada uma delas. Isso possibilita além da pronta resposta, a otimização dos processos de controle contratual.
Restam ainda outras 3 matrículas a serem recebidas no escopo do projeto H-XBR sendo 1 destinada para a Força Aérea Brasileira, 1 para o Exército Brasileiro (EB) e 1 para a Marinha do Brasil (MB).
Nas palavras do Gerente do Projeto H-XBR na COPAC, Coronel Aviador Sérgio Henrique Ribeiro de Paiva, “o recebimento desta penúltima aeronave marca o processo de finalização do Projeto H-XBR trazendo maiores capacidades para a FAB e ampliação do potencial operacional”.
Fonte: GAC-PAC e Assessoria de Comunicação Social do DCTA
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: CECOMSAER