IPEV PROMOVE FORMATURA DO XXIX CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O RECEBIMENTO DE AERONAVES - CPRA
No dia 10 de junho de 2024, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) comemorou a conclusão do XXIX Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves, sendo este marcado pela interoperabilidade entre a Força Aérea e o Exército Brasileiro na disponibilidade de recursos para execução do curso.
A formatura foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, também contou com a presença do Comandante do Comando de Aviação do Exército (CAVEx), General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, e de demais Oficiais-Generais, familiares dos formandos e membros da Comunidade Aeroespacial. O evento destacou o retorno da realização do CPRA à comunidade aeronáutica após 7 anos.
Durante a cerimônia, os alunos foram reconhecidos pelo esforço despendido durante 11 semanas de curso, as quais exigiram dedicação integral para cumprimento das exigências curriculares.
Ao final da cerimônia, o Vice-Diretor do DCTA parabenizou os formandos e destacou a interoperabilidade entre as forças durante a execução do curso. “Nós reconhecemos nossas origens na aviação do exército e naval, com o esforço conjunto entre forças possibilitando a especialização profissional de nossos efetivos nos tempos atuais", declarou.
A Formatura do Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves marcou o encerramento de intenso estudo, dedicação e treinamento e também abriu as portas para uma carreira promissora na área aeroespacial.
Sobre o Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves
O Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves, conhecido pela sigla CPRA, tem por finalidade proporcionar a pilotos, engenheiros e profissionais de manutenção o conhecimento necessário ao planejamento, execução e coordenação de atividades de recebimento de aeronaves, sejam elas relacionadas a aeronaves saídas de linha de produção, movimentadas entre organizações, ou ainda, aeronaves que tenham passado por revisão geral, grandes reparos, ou qualquer outro serviço de manutenção, que requeira a realização de verificações funcionais em voo.
Desde 1982, foram realizados 29 cursos, formando 245 pilotos e 65 engenheiros e especialistas em manutenção, atendendo não somente ao Comando da Aeronáutica, mas também ao Ministério da Defesa, à indústria nacional, às autoridades aeronáuticas e às forças armadas de nações amigas. No XXIX CPRA foram formados 9 alunos, sendo 3 da Força Aérea e 6 do Exército Brasileiro.
Fonte: IPEV, por Cap Av Erlon
Foto: IAOP, por Sgt Neves