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IPEV e Esquadrão Gavião realizam Exercício Técnico de Autorrotação

A primeira edição do Exercício Autorrotação foi realizada entre os dias 27 de fevereiro e 05 de março de 2024, na Base Aérea de Natal (BANT), com o objetivo de capacitar as equipagens do 1º/11º GAv (Grupo de Aviação) na execução de procedimentos de autorrotação com redução de potência, simulando cenários de falha do motor do helicóptero H-50 Esquilo, a fim de possibilitar um preparo muito mais próximo de uma situação real e em proveito à formação dos pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) recém ingressos na aviação de asas rotativas.

A autorrotação em helicópteros é uma técnica de voo crítica usada quando o motor falha e deixa de fornecer potência às pás do rotor principal, mais crítica ainda em uma aeronave monomotor como o H-50. Esse procedimento permite que o helicóptero desça de forma controlada e pouse com segurança, mesmo sem potência do motor. O treinamento faz parte do currículo obrigatório para os pilotos de helicóptero da FAB e incrementa as habilidades dos instrutores, a fim de absorver quaisquer inexperiências apresentadas pelos pilotos em formação.

O Exercício ocorre em duas fases, a primeira com metade dos instrutores e a segunda prevista para junho deste ano, com a outra metade. O treinamento é realizado sob coordenação do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o qual recebeu, na tarde do dia 05 de março, os agradecimentos pelos conhecimentos transmitidos e todo o suporte prestado, além da enorme cooperação desenvolvida entre os pilotos e tripulantes.

Na ocasião, o Tenente-Coronel Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, expressou gratidão pela oportunidade de transmitir conhecimentos que foram gerados pelo próprio IPEV, em anos pregressos, por meio de artigo publicado na Revista Nature "Quantitative assessment of pilot-endured workloads during helicopter flying emergencies: an analysis of physiological parameters during an autorotation" ou em tradução livre "Avaliação quantitativa das cargas de trabalho suportadas por pilotos durante emergências em voos de helicóptero: uma análise dos parâmetros fisiológicos durante uma autorrotação" (SCARPARI, et. al), o qual explora a avaliação quantitativa do estresse sofrido por pilotos durante emergências em voos de helicóptero, especificamente a autorrotação: "(...)o que reforça o papel do DCTA e IPEV como Instituto desenvolvedor de soluções ao Poder Aeroespacial, cujo objetivo é efetivamente auxiliar os Esquadrões a buscarem melhores formas e técnicas de emprego de seus equipamentos e capacidades, levando em consideração também a interação homem-máquina.", disse.

O Tenente Felype Henryque Ferreira De Oliveira, um dos envolvidos durante o exercício reforçou: "Para mim, o exercício com certeza atingiu o seu objetivo de adaptar os pilotos do Esquadrão a um cenário de pane de motor na aeronave H-50. Com a experiência dos Instrutores do IPEV, foi possível trazer muito mais realismo no treinamento, fazendo com que os instrutores do 1º/11º GAV adquirissem maior preparo para uma eventual emergência real durante os voos do ano, trazendo mais segurança nas nossas operações e nas instruções do CEO-AR."

O Exercício Autorrotação não só aprimora as competências dos pilotos de asas rotativas, garantindo a preparação para emergências, mas também fortalece o Poder Aeroespacial Brasileiro em termos de segurança e preparação de alto nível aos pilotos formados pelo 1/11° GAv. Este treinamento, alinhado à conhecimentos obtidos por estudos científicos, reflete a integração de princípios aerodinâmicos, de desempenho da aeronave em tela, assim como a importância de se ter conhecimento na área de ensaios em voo, para que se possa conhecer cada aeronave em sua máxima capacidade de emprego, contribuindo, assim, para o desenvolvimento contínuo da aviação brasileira e a eficácia das operações aéreas, realçando o compromisso com a excelência e a inovação contínua.

Para acessar o artigo citado: https://www.nature.com/articles/s41598-021-96773-y


Fonte: IPEV, por Cap Av Guilherme Rocha, Cap Av Stefaisk e Comunicação Social do 1º/11º GAV

Foto: IPEV, por Cap Av Guilherme Rocha, Cap Av Stefaisk e Comunicação Social do 1º/11º GAV

 

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