
Este Curso projeta o Brasil entre os poucos países no mundo a formarem suas próprias equipagens de ensaio experimental. Em 2004, o Curso de Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira recebeu o reconhecimento internacional por parte da Society of Experimental Test Pilots, passando a compor um seleto grupo de escolas creditadas junto àquela instituição.
No XXVII Curso de Ensaios em Voo, foi ministrada a modalidade de Asa Fixa, para Piloto de Ensaio Experimental; Engenheiro de Ensaio Experimental; e Técnico Instrumentador de Ensaios. Teve a duração de 65 semanas para Pilotos e Engenheiros de Ensaio e 45 semanas para Técnicos Instrumentadores.
Como prática final da atividade aérea, os Técnicos Instrumentadores realizaram o projeto e a execução da instrumentação completa em aeronave AT-26 Xavante, aeronave laboratório do IPEV utilizada para calibração e telemetria.
Já os Pilotos e Engenheiros experimentais, realizaram o exercício denominado “Preview” que se caracterizou pela avaliação completa da aeronave F-39 GRIPEN, da empresa SAAB, na cidade de Linköping - Suécia, visando seu emprego em tarefas e missões específicas da Força Aérea. Tiveram ainda a oportunidade de voar vários tipos de aeronaves dentre elas, A-1, A-29, C-95 M, C-97, C-98, C-99, C-105, F-5 M, EMBRAER-190, F-39 (GRIPEN D), IU-50, SK-60.
Assim, após uma ampla jornada de extrema dedicação dos formandos, o IPEV entrega à Força Aérea Brasileira mais 2 Pilotos de Ensaio Experimental, 1 Engenheiro de Ensaio Experimental e 4 Técnicos Instrumentadores de Ensaio, e à Marinha do Brasil mais 1 Engenheiro de Ensaio Experimental:
- Cap Av David, Prova 111;
- Cap Av Bordignon; Prova 112;
- 1º Eng Marcelo Botelho, Curinga 82 (Marinha do Brasil);
- 1º Eng Leonardo Martire, Curinga 83;
- 2ºSgt BET Quintão, Valete 113;
- 2ºSgt BET Déborah, Valete 114;
- 2ºSgt BET Jonas, Valete 115; e
- 3ºSgt BEI Priscila Cristina, Valete 116.