Cel Eng Lameiras é o novo Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo
O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou sua Passagem de Direção na manhã do dia 06 de fevereiro, em cerimônia militar presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa POTIGUARA. O evento oficializou a passagem de direção do Instituto do Cel Av Silvio LÚCIO Cunha Bastos para o Ten Cel Eng Fábio Henrique LAMEIRAS Pinto, no pátio das dependências do IPEV, no aeródromo de São José dos Campos-SP.
Estiveram presentes ao evento Oficiais Generais do DCTA, ex-Diretores do Instituto, autoridades civis e militares, diretores e representantes de empresas do Setor Aeroespacial, além de pilotos e engenheiros de prova da ativa e da reverva da Aeronáutica. Todos os convidados foram surpreendidos com a passagem de um balão dirigível abrilhantando o evento com o símbolo utilizado para representar a principal atividade do Instituto.
O novo Diretor do IPEV, Ten Cel Lameiras, é natural da cidade de São Luís, Maranhão. Formado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, o Engenheiro de Prova, possui mais de 1.500 horas de voo em mais de 30 diferentes tipos de aeronaves. Entre seus principais cargos exercidos, foi Instrutor dos Cursos de Ensaios em Voo (CEV), e do Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves (CPRA); Chefe da Seção de Engenharia de Ensaios do antigo Grupo Especial de Ensaios Em Voo; Chefe da Divisão de Ensaios em Voo do IPEV; Gerente Técnico dos Projetos I-X, VANT, SARP-MD da COPAC e Vice-Diretor do IPEV.
No dia 05 de fevereiro, foi realizado o Descerramento do Retrato do Coronel Aviador Silvio LÚCIO Cunha Bastos na Galeria de Retratos dos Ex-Diretores do IPEV. Após a solenidade, o ex-Diretor e seu substituto receberam os cumprimentos de parceiros e colegas de trabalho em uma confraternização.
O IPEV tem como missão realizar ensaios em voo, pesquisa aplicada e formação de pessoal especializado, com excelência, rigor científico e segurança, a fim de fortalecer o poder aeroespacial brasileiro.