Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Todas as Notícias > Alunos do CEV realizam o Voo Final da Fase de QDV
Início do conteúdo da página

Alunos do CEV realizam o Voo Final da Fase de QDV

Os alunos do XXVII Curso de Ensaios em Voo – modalidade Asa Fixa (CEV – AF) realizaram o voo final da fase de Qualidades de Voo (QDV), na aeronave C-105 (Amazonas), no dia 25 de outubro de 2017, em São José dos Campos – SP, como parte do currículo mínimo do Curso de Ensaios em Voo, ministrado pela Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV).

Essa fase objetivou a avaliação das qualidades de voo da aeronave C-105 como uma aeronave dedicada à ação de Transporte Aéreo Logístico e contou com a participação de instrutores externos (Provas e Curingas) a fim de enriquecer a instrução, uma vez que, a experiência adquirida por esses profissionais contribuem para uma visão diferenciada com exemplos vividos na prática na atividade de ensaios em voo.


O voo de avaliação final permitiu aos alunos terem a visão completa de uma avaliação sumária das Qualidades de Voo de uma aeronave, partindo de uma solicitação de ensaio até a análise dos resultados obtidos em voo durante o debrifim.

O Capitão Engenheiro João Vitor Zanette, instrutor do CEV, destacou que: ”Do ponto de vista da instrução, essa fase do curso permite avaliar a habilidade do engenheiro-aluno como condutor de uma missão de ensaios em voo de QDV, desde o planejamento da missão até a análise e apresentação dos resultados. Nesse mesmo sentido, objetiva-se avaliar a capacidade do piloto-aluno em executar uma sequência de manobras representativas deste tipo de ensaio e planejar um perfil de voo para esta missão”.

Os conhecimentos adquiridos nessa fase poderão ser aplicados pelos alunos, futuros pilotos e engenheiros de ensaios, logo após formados, em prol da capacitação operacional da Força Aérea Brasileira, uma vez que, a avaliação de uma aeronave empregada na ação de transporte Aéreo Logístico permitiu a absorção de uma experiência que ainda não tinha sido vivenciada pelos alunos na sua vida operacional. Com isso, essa experiência permitirá uma melhor inserção desses profissionais em projetos como KC-390, o qual exigirá uma avaliação de requisitos diretamente relacionados ao cumprimento da missão.

 

Texto: Comunicação Social do IPEV / Contribuição: Cap Eng Zanette
Fotos: Comunicação Social do IPEV
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página