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IPEV apresenta artigos científicos na conferência AIAA Aviation 2015

IPEV apresenta artigos científicos na conferência AIAA Aviation 2015

Na semana de 22 a 26 de junho, foi realizado na cidade de Dallas - Texas (EUA) o AIAA Aviation and Aeronautics Forum and Exposition (Aviation 2015), um dos principais fóruns anuais organizados pelo AIAA (American Institute of Aeronautics and Astronautics).

Este ano, o Aviation contou com a presença de mais de 2.000 participantes e cerca de 1.500 apresentações de artigos técnicos em 5 dias de conferência, nas diversas áreas de tecnologia aeroespacial.

Neste contexto, o IPEV foi representado pelo Capitão Engenheiro Alan Fonseca Uehara e pelos Tenentes Engenheiros Joaquim Neto Dias e João Vítor Zanette, que apresentaram, respectivamente, os trabalhos "Influence of Coupled Sidesticks on the Pilot Monitoring’s Awareness During Flare", “Unsteady and Post-Stall Model Identification Using Dynamic Stall Maneuvers” e “Lateral-Directional Aerodynamic Model Identification of a Single-Engine Propeller Aircraft Using Partial Orthogonal Least Squares”.

 

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Representantes do IPEV no AIAA Aviation 2015. Da esquerda para a direita: Ten Zanette, Cap Alan e Ten Dias (foto: acervo pessoal)

 

O trabalho do Capitão Alan consistiu em uma avaliação de possíveis benefícios da incorporação da tecnologia de “sidesticks” ativos interligados eletricamente em operações de aproximação final e pouso de aeronaves de transporte e resulta de sua pesquisa durante o seu trabalho de doutoramento em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Os trabalhos dos Tenentes Dias e Zanette se desenvolveram na área de identificação de modelos aerodinâmicos da aeronave A-29B, utilizada na fase de qualidades de voo do Curso de Ensaios em Voo. O primeiro propõe a introdução de entradas dinâmicas durante a aproximação ao estol para permitir a obtenção de um modelo em alto ângulo de ataque mais exato do que o obtido com a manobra clássica, enquanto o segundo realiza a aplicação de um novo método de seleção de variáveis de entrada para a modelagem da dinâmica de voo látero-direcional.

Os trabalhos apresentados contribuem no desenvolvimento do Simulador de Ensaios em Voo do IPEV, objeto de parceria com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), convênio FINEP-FEV 01.12.0518.00.

O simulador permitirá o treinamento de técnicas de ensaio pelos pilotos e engenheiros do IPEV, propiciando uma melhor preparação das campanhas de ensaio, o que, em última análise, propicia um aumento da eficiência e da segurança destas operações. Ainda, o simulador consistirá de uma poderosa ferramenta na formação de futuros pilotos e engenheiros de prova, onde as técnicas de ensaio poderão ser treinadas exaustivamente na preparação dos voos reais.

 

Texto: Major Bruno Giordano - Fotos: Arquivo Pessoal

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