Os voos de ensaio foram planejados com o objetivo de verificar o cumprimento dos requisitos técnicos, com vistas à certificação da modernização do T-25 sob a responsabilidade do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Essas avaliações são essenciais para garantir a segurança das operações de instrução aérea, ministradas pelo 2° Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA).
A campanha de ensaios está sendo conduzida por uma equipe técnica do IPEV, composta pelo Capitão Aviador Yuri Soares Palota, Piloto de Prova, e pelos 1º Tenentes Engenheiros Duarte e Martins, Engenheiros de Prova responsáveis pelo projeto.
Os resultados obtidos contribuem diretamente para o desenvolvimento de uma aeronave de treinamento mais moderna e eficiente. A nova versão do T-25 oferecerá aos futuros oficiais aviadores uma plataforma equipada com sistemas de navegação atualizados e melhorias significativas na comunicação entre instrutor e aluno em voo.
“O contato com um sistema de navegação moderno e confiável e a melhoria na comunicação durante os voos proporcionarão aos Cadetes um ambiente de instrução mais eficaz”, afirma o Cap Av Palota.
A atuação do IPEV neste projeto reforça seu papel estratégico no aprimoramento e modernização das aeronaves da FAB, garantindo que as novas gerações de aviadores sejam formadas com os mais altos padrões de segurança, tecnologia e excelência operacional.