Na tarde do dia 25 de fevereiro de 2025, a comitiva do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) fez uma visita às empresas associadas fabricantes de drones de alta performance nacionais, Turbomachine, situada em Jacareí – SP, responsável pelo projeto e pela fabricação dos motores a jato que as equipam e Tupan/Next, situada em São José dos Campos – SP, responsável pelo projeto e pela fabricação das aeronaves.
A atividade teve como objetivo conhecer a capacidade técnica e a estrutura física das empresas que fabricam diversos modelos de drones de aplicação civil e militar, com as quais o IPEV está negociando um Acordo de Parceria com o objetivo de ampliar a capacidade técnica do Instituto na área de aeronaves não-tripuladas, a partir da participação em ensaios em voo de desenvolvimento de drone de alta performance (elevada altitude e velocidade transônica).
Participaram da visita o Diretor do IPEV, Diretor Técnico do IPEV, chefes de Divisão do Instituto e engenheiros e técnicos da EPD e da EIT. Ainda, participou da visita um oficial superior representante da Coordenadoria de Gestão de Inovação do DCTA. A atividade foi organizada pelo DT do IPEV, juntamente com membros da EPD, sob orientação do Diretor.
Durante a visita, foi possível conhecer todos os protótipos dos drones desenvolvidos pelas empresas e conversar com os engenheiros e técnicos sobre modelos e metodologias empregadas no desenvolvimento dos diferentes veículos. Além disso, foi possível conhecer a estrutura laboratorial para desenvolvimento e teste de motores a jato e seus sistemas de controle, tendo sido demonstrado um teste em bancada de um motor de empuxo de 1.000 lbf, cujo projeto e a construção é inteiramente nacional.
A partir desta visita, o IPEV iniciará as negociações técnicas com os representantes, visando a elaboração de uma minuta de Acordo de Parceria Técnica na área de drones de alta performance entre o IPEV e as empresas, conforme previsto na Lei 10.973/2004 (Lei de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo).
Em sua declaração, o Tenente Coronel Engenheiro José Márcio afirmou que “a visita técnica às empresas Tupan/Nest e Turbomachine permitiu ao IPEV confirmar a capacidade técnica, e a estrutura física e laboratorial destas empresas em projetar e desenvolver diversos tipos de drones de aplicação civil e militar, com tecnologia inteiramente nacional. É com grande orgulho que pudemos comprovar a capacidade destas empresas nacionais em dominar itens vitais de um drone de alta performance, tais como propulsão, aerodinâmica e controle, colocando o Brasil na vanguarda desta tecnologia que tem se mostrado cada vez mais presente e eficaz no campo de batalha da guerra moderna. Procura-se com esta negociação de Parceria fomentar a interação entre a indústria e o governo, promovendo o desenvolvimento econômico e social para o Brasil.”
Texto e Fotos: Ten Cen Eng José Márcio, por Comunicação Social