Entre os dias 27 de janeiro e 21 de fevereiro de 2025, cinco Aspirantes a Oficial, alunos do 2º Ano Profissional da Graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participaram do Estágio Militar Complementar (EMC) no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
O EMC, coordenado pela Divisão de Ensino do CPORAER-SJ, é um componente curricular obrigatório do Programa de Formação dos futuros Oficiais Engenheiros (QOEng). O objetivo do estágio é aproximar a formação técnica do ITA com as atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas em diversas Organizações Militares, proporcionando aos alunos uma imersão na rotina de uma OM e a oportunidade de aplicar conceitos de engenharia em projetos e atividades técnicas, além de conhecer as atribuições do Oficial da FAB dentro desse cenário.
Durante o estágio no IPEV, os Aspirantes participaram de diversas atividades cotidianas do Instituto, além de terem contato com atividades técnicas específicas, como um voo de técnicas de ensaio na aeronave H-36 e o planejamento de instrumentação na aeronave Super Lynx da Marinha do Brasil. Essas atividades lhes proporcionaram uma visão prática do trabalho de um Oficial Engenheiro no IPEV.
Adicionalmente, cada Aspirante desenvolveu um trabalho técnico de pesquisa em sua área de especialidade, contribuindo com processos e ferramentas utilizadas em diferentes Divisões do IPEV (EFEV, EIT e EPD). Os resultados dos trabalhos foram apresentados aos integrantes do Instituto no dia 19 de fevereiro, onde os alunos puderam compartilhar suas experiências e aprendizados durante o período de estágio.
O EMC é uma oportunidade valiosa para os futuros Oficiais Engenheiros do QOEng vivenciarem o dia a dia de uma Organização Militar e aprimorarem seus conhecimentos técnicos, preparando-os para os desafios da carreira militar.
Texto e Fotos: Maj Eng Moro