AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO DE TRÁFEGO DE EMERGÊNCIA SIMULADO DA AERONAVE T-25
Entre os dias 18 e 28 de novembro de 2024, foi realizada na Academia da Força Aérea - AFA, em Pirassununga – SP, uma campanha de ensaios em voo com o objetivo de avaliar e aprimorar o treinamento de tráfego de emergência simulado da aeronave T-25, a qual é utilizada nos voos de formação dos cadetes da AFA. A atividade foi conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo - IPEV e teve como objetivo determinar a configuração mais adequada da aeronave para simular uma pane de motor durante o treinamento.
A campanha contou com a participação de pilotos e engenheiros de ensaio do IPEV, além de engenheiros e técnicos instrumentadores, que trabalharam em conjunto para coletar dados precisos e analisar o comportamento da aeronave nas condições simuladas de pane de motor. Esses profissionais foram fundamentais para o sucesso da campanha, liderando os voos e garantindo a coleta eficiente dos dados necessários para melhorar a configuração do treinamento dos cadetes.
Os resultados da avaliação realizada pelo IPEV serão utilizados para adaptar o Manual de Procedimentos - MAPRO do 2° Esquadrão de Instrução Aérea - 2° EIA, com o objetivo de aprimorar o treinamento de instrutores e cadetes na simulação de pane de motor da aeronave T-25. A campanha de ensaio realizada pelo IPEV tem um impacto direto na formação dos cadetes da AFA, proporcionando um treinamento mais robusto e realista. Desse modo, o IPEV contribui significativamente para a melhoria da formação de novos pilotos da FAB, assegurando que os cadetes adquiram as competências necessárias para enfrentar situações de emergência com confiança e segurança.
Segundo o Maj Eng João Vitor Zanette, um dos engenheiros responsáveis pelo planejamento e pela coordenação da atividade, a missão realizada foi de extrema importância para a AFA e para a segurança de voo do 2°EIA:
"Os resultados obtidos nessa campanha de ensaio serão cruciais para o aperfeiçoamento do treinamento de pane de motor na aeronave T-25 pelo 2°EIA. Os ensaios em voo realizados pelo IPEV permitiram a definição de uma configuração da aeronave, a ser utilizada no voo de treinamento, de maneira a aproximar o comportamento do T-25 em pane simulada à uma situação de emergência real. O principal benefício será o desenvolvimento de uma consciência situacional mais apurada por parte dos cadetes, para que sejam capazes de desenvolver as habilidades necessárias para lidar com situações reais de falha de motor em voo.
Texto e Fotos: Cel Eng José Márcio e Maj Eng Zanette