RECEBIMENTO DA PRIMEIRA AERONAVE H125 DO PROJETO THX
O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo - IPEV, em conjunto com a COPAC, IFI e GLOG Natal, realizou entre os dias 11 e 21 de novembro de 2024, em Itajubá - MG, as verificações para o recebimento da primeira aeronave H125 do projeto THX.
Durante o processo de recebimento, a equipe de ensaio, composta pelo Cel Av Sampaio, CC Gayer, CT Hilton e Cap Av Erlon, realizou a verificação funcional dos sistemas embarcados e a análise das informações técnicas do manual de voo. Além dos ensaios em solo, foram realizadas três horas de voo nas áreas de ensaio em São José dos Campos - SP e nas áreas próximas à HELIBRAS em Itajubá - MG.
Segundo o Cap Av Erlon, o H125 traz novas capacidades para a formação de pilotos de helicóptero militares, incorporando tecnologias embarcadas como painel digital com GPS integrado, moving map, piloto automático e compatibilidade com óculos de visão noturna, entre outras funcionalidades que, em conjunto, proporcionarão um melhor preparo aos novos pilotos da aviação de asas rotativas para a operação de helicópteros como o H-36 Caracal e o H-60 Black Hawk.
O projeto THX prevê o recebimento de 27 aeronaves H125, sendo doze para a Força Aérea Brasileira e quinze para a Marinha do Brasil. Na FAB, os helicópteros H125 serão alocados no 1°/11° Grupo de Aviação, sediado em Parnamirim - RN.
Texto e Fotos: Cap Av Erlon