Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Todas as Notícias > Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo comemora 18º Aniversário
Início do conteúdo da página

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo comemora 18º Aniversário

IPEV Comemora 118 Anos do Primeiro Ensaio em Voo da História

No dia 26 de julho de 2024, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo - IPEV celebrou um marco histórico de extrema importância para a aviação mundial: os 118 anos do primeiro ensaio em voo, realizado por Alberto Santos-Dumont em 19 de julho de 1906. Esse feito pioneiro com a aeronave 14-Bis conectada ao dirigível 14 realizado em Bagatelle estabeleceu as bases para o desenvolvimento da aeronáutica moderna e marcou o início de uma jornada contínua de inovação e excelência. Este feito não só comprovou a viabilidade do voo controlado, mas também inspirou gerações futuras de engenheiros e pilotos.

Ademais, comemorou-se o 18° aniversário do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo - IPEV, tendo sido realizada formatura militar no pátio de aeronaves do histórico hangar X-10, local onde foi concebido o projeto IPD/PAR-6504 ou E-110 Bandeirante. O IPEV é a instituição da Força Aérea responsável por realizar voos de teste (ensaios em voo), formação de pessoal nessa área e pesquisa aplicada à atividade a fim de desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

            

O trinômio PREVER, TESTAR E COMPARAR figura como a doutrina central que guiou Santos-Dumont em sua jornada pioneira no mundo da aviação. Dessa forma, personificava a previsão meticulosa, antecipando problemas com soluções criativas. A fase de testes foi marcada por paciência e persistência, onde cada voo e ajuste no design do aeroplano aprimoravam suas invenções. Comparar as discrepâncias entre o conceito inicial e a realidade emergente dos testes permitiu-lhe promover melhorias contínuas, culminando no histórico voo de 23 de outubro de 1906.

O IPEV perpetua esse espírito desbravador e inventivo, adotando a doutrina de Santos-Dumont em cada Operação de Ensaios em Voo. Homens e mulheres militares da Força Aérea Brasileira aplicam a criatividade e a coragem para prever, testar e comparar, garantindo a operação segura e o sucesso contínuo da “Força Aérea do Futuro”. Com Gripens, Millenniuns, Caracals e outros cada avanço operacional reflete as conquistas de Santos-Dumont e do Brasil, destacando a importância da inovação, rigor científico e principalmente o espírito desbravador e a excelência em tudo o que se faz em prol da Força Aérea e da nação brasileira.

       

A semente desencadeadora deste pujante desenvolvimento é, indubitavelmente, o conhecimento compartilhado na única Escola de Voos de Teste do hemisfério sul, a EFEV (Escola de Formação em Ensaios em Voo). Desde a sua fundação, o IPEV, detentor desta Escola de alto nível, tem oferecido um ambiente de aprendizado único para um grupo seleto de indivíduos, altamente treinados e habilidosos operacionalmente, escolhidos por seus talentos em suas respectivas aviações.

Durante a cerimônia de comemoração, o Diretor do IPEV destacou a importância da soberania nacional e da dedicação de todos os envolvidos na missão do Instituto, "vocês vivem um sonho que se tornou realidade com muito trabalho, perseverança e inabaláveis propósito e fé de que o céu não podia ser um limite para o Brasil", afirmou.

Este compromisso contínuo com a inovação e a excelência assegura que o legado de Santos-Dumont continuará a inspirar novas gerações a desafiar o impossível e a alcançar novos patamares na aviação brasileira e mundial.

 

Texto: IPEV, por Cap Av Guilherme Rocha

Fotos: IAOP, por 2S Neves e DCTA, por Cb Vitor Costa

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página