Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Todas as Notícias > IPEV celebra aniversário de 8 anos amanhã; dois eventos do Instituto estão com inscrições abertas
Início do conteúdo da página

IPEV celebra aniversário de 8 anos amanhã; dois eventos do Instituto estão com inscrições abertas

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), vai realizar, no próximo dia 23 de julho, a solenidade militar alusiva aos 8 anos de existência da organização. Durante a cerimônia, serão entregues medalhas e prêmios aos militares e servidores que se destacaram ao longo do ano na instituição.

O IPEV é uma organização militar que tem como missão realizar ensaios em voo, pesquisa aplicada e formar pessoal especializado. Para isso, possui amplas instalações, as quais incluem hangares, estação de telemetria, sistemas de trajetografia fixa e móvel, laboratórios de instrumentação e calibração e salas de aula. É no IPEV que funciona a EFEV (Divisão de Formação em Ensaios em Voo), uma escola que tem a missão de formar Pilotos e Engenheiros de Prova. Nela, os pilotos têm a oportunidade de voar em uma gama enorme de aeronaves, como o F-5, o A-1 e o Bandeirante, na modalidade Asa Fixa, e o Black Hawk e Pantera, na modalidade Asas Rotativas.
Segundo o Tenente-Coronel Aviador Hayato Toda, Diretor do IPEV, no mundo, existem apenas sete escolas com reconhecimento da SETP (Society of Experimental Test Pilots), incluindo a EFEV, capazes de formar esse tipo específico de piloto e engenheiro: três nos EUA, uma na França, uma na Inglaterra e uma na Índia. “Hoje em dia, ter esse respaldo internacional é muito importante, pois dá credibilidade à nossa Força Aérea. Isso nos permite manter o currículo compatível com as mais novas tecnologias, através de atividades de intercâmbio com outras escolas, aprimorando nosso conhecimento”, afirma.
Simpósio e Curso

Neste momento, estão abertas as inscrições para o Curso de Ensaios em Voo (CEV) e para o Simpósio de Segurança de Voo (SSV), ambos conduzidos pelo IPEV. O SSV tem como objetivos difundir os aspectos da segurança de voo na execução das atividades de pesquisa, desenvolvimento, certificação e qualificação de novos produtos aeronáuticos, além de estreitar o relacionamento entre órgãos governamentais, empresas e organizações da área aeronáutica e de defesa aeroespacial.
A última edição do SSV, realizada em 2013, contou com um alto grau de interesse da plateia no que diz respeito às apresentações. De acordo com uma pesquisa aplicada entre os participantes do evento do ano passado, 62,12% dos inscritos participaram de todas as palestras e 80% dos participantes atenderam a quase 90% das palestras.
Já o CEV está com inscrição aberta até 8 de agosto. O evento tem por finalidade a formação de pilotos, engenheiros e técnicos qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados. Objetiva, ainda, formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.
Nesta edição, serão oferecidas 18 vagas, distribuídas entre Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa (4), Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa (4) e Técnico de Instrumentação de Ensaios (10). O curso é ministrado nas instalações do IPEV e tem duração de 45 semanas. O CEV é oferecido tanto para militares quanto para civis que atendam aos requisitos e sejam aprovados no processo seletivo.
História

Em 2006, o atual IPEV deixou de ser uma divisão do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para se tornar o Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV). Já a transformação em Instituto aconteceu em 2011. A comemoração acontece em julho para homenagear um evento histórico, considerado a essência da atividade dos pilotos e engenheiros de ensaio: entre os dias 19 e 23 de julho de 1906, em Paris, Alberto Santos Dumont realizou o primeiro ensaio em voo com seu engenho, amarrando-o ao balão de número 14, com a finalidade de verificar as qualidades de voo e garantir a segurança para o primeiro voo do mais pesado que o ar, ocorrido três meses mais tarde. O Distintivo de Organização Militar do IPEV traz uma representação estilizada deste evento.
Fonte: Texto: Ten. Bittencourt
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página