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Curso de Preparação para Recebimentos de Aeronaves - Orientações


 

Orientações Gerais


Indicação
Preenchimento do Cadastro
Período do Curso
Provas de Matemática e Física
Assuntos cobrados nas provas
Lista de Exercícios
Bibliografia
Uniforme
Cartão de Saúde
Material Necessário
Hospedagem
Alimentação
Transporte
Facilidades

 

A indicação de servidores civis e militares pertencentes ao efetivo do COMAER deverão ser realizadas por meio de Ofício Simples, no caso de OM não pertencente ao DCTA, ou por meio de Mensagem Direta, para as OM pertencentes ao DCTA. As indicações serão dirigidas ao Diretor-Geral do DCTA, seguindo a devida cadeia de comando.


Os militares indicados para o CPRA deverão preencher a  icon Ficha de Cadastro do XXIV CPRA e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

O XXVI CPRA será realizado no período de 19 de abril a 12 de julho de 2013, nas instalações da EFEV.

Para atingir plenamente seus objetivos, a quantidade de matérias teóricas ministradas no curso é grande, sendo que, para acompanhá-las, faz-se necessário que os alunos tenham uma certa base nos campos de Matemática e Física. A duração do curso é de apenas nove semanas, não havendo possibilidade de alocar tempo para uma revisão completa dessas matérias. Antes das avaliações, serão reservados alguns tempos de aula apenas para retirada das últimas dúvidas sobre os assuntos cobrados.

Haverá uma prova de Matemática e uma de Física na primeria semana. As questões das provas serão do mesmo nível de dificuldade dos exercícios propostos nas listas disponibilizadas acima, conforme bibliografia.

Está disponível uma Apostila de Matemática para auxiliar a preparação para a prova. Favor entrar em contato com a secretaria da EFEV.
Também estão disponíveis listas de exercícios de Matemática e Física para fins de preparação, servindo apenas para se ter uma noção do nível de cobrança, não abrangendo necessariamente todo o conteúdo.

Os assuntos cobrados, bem como a bibliografia, constam do  Programa de Matérias.
O uniforme a ser utilizado na abertura e encerramento do curso será o 7° A. Durante o curso, serão utilizados o 7° B e 8° (macacão de voo).
Atenção para a época de realização do curso. É recomendável que se traga o blusão de voo e/ou a jaqueta.

Devido à duração do CPRA (9 semanas), é importante lembrar que o cartão de saúde (ou o Certificado de Capacidade Física, para civis) deve estar válido por todo o período. Não serão alocados tempos de aula para realizar a inspeção de saúde durante o curso.

Dentro do possível, trazer uma calculadora científica e prancheta de voo; no caso de CPRA - Asas Rotativas, aqueles que voam o H-50 poderão trazer seu capacete, caso desejem.

Os alunos militares poderão hospedar-se no Hotel de Trânsito dos Oficiais. Haverá desconto de 50% no valor das diárias após o 16º dia.
O valor é de R$ 40,00 para oficiais superiores e R$ 35,00 para oficiais intermediários e subalternos.

O rancho é indenizado, sendo que, para a duração do curso, o valor é de R$ 4,00 por refeição (a ser confirmado).
Existe uma cantina no Hotel de Trânsito dos Oficiais. Também há restaurantes no COCTA (Clube dos Oficiais) e no Hotel de Trânsito do ICEA, ambos dentro do campus.

As conduções para o início e término de cada expediente serão as mesmas que atendem aos servidores do IPEV, não sendo possível providenciar horários alternativos.
Programação das conduções:
- Início do 1º expediente: Hotel* – IPEV (07:35 h). (* o ponto do ônibus é na via principal, no sentido do supermercado)
- Término do 1º expediente: IPEV – Rancho (12:00 h).
- Início do 2º expediente: Rancho – IPEV (12:45 h).
- Término do 2º expediente: IPEV – Hotel (17:00 h).

O DCTA possui as seguintes facilidades:
- Barbearia, Correios e Banco do Brasil no prédio do Hotel de Trânsito dos Oficiais (HTO);
- Banco Real, Itaú e Caixa Econômica Federal, no prédio da ADC;
- Barbearia e loja de informática, no prédio da ADC;
- Supermercado;
- Banco Bradesco e Banca de Jornais, vizinhos ao supermercado;
- Cantinas;
- Posto de Gasolina.
 

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