Certificação da capacidade operacional de pouso em Steep Approach do KC-390
Entre os dias 12 a 14 de abril de 2021, em Gavião Peixoto – SP, o projeto KC‑390 passou pela fase dec a partir de uma rampa de -4,5º.
Na certificação foram avaliadas as qualidades de pilotagem da aeronave, operando a lei de controle de Steep Approach, e as capacidades de manutenção de rampa, velocidade de aproximação e de execução da manobra de flare em rampas de até -6º.
Antes dos voos de certificação, a tripulação do IPEV realizou treinamentos em simulador de engenharia, de forma a familiarizar-se com os procedimentos, call outs e com as técnicas utilizadas para realização do pouso de precisão em Steep Approach.
Após os treinamentos em simulador, a tripulação prosseguiu para os voos de certificação. De acordo com o Maj Av Scavacin, piloto de ensaio do IPEV, “a aeronave apresentou boas qualidades de pilotagem para realização do pouso de precisão a partir de uma rampa de -4,5º”.
“A lei de controle, juntamente com o desempenho da aeronave, permitiram a realização da manobra de flare com total segurança e sem necessidade habilidades excepcionais de pilotagem, possibilitando um pouso seguro em todo envelope de pouso”, complementou o Maj Av Peixoto, piloto de ensaio em voo do IPEV que participou dos voos de certificação.
De acordo com o Ten Eng Santiago, engenheiro de ensaio do IPEV, “o desempenho da aeronave permitiu manutenção das velocidades de aproximação mesmo em rampas de até -6º, o que possibilita ao piloto a realização de correções de rampa para ajuste do ponto de toque desejado”.