DCTA AVANÇA NA CERTIFICAÇÃO DO REABASTECIMENTO EM VOO DO PAR KC-390 MILLENNIUM
No dia 26 de março, em Gavião Peixoto-SP, o projeto KC-390 deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais contratadas pelo COMAER.
A versão Receiver da aeronave foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo do par KC-390/KC-390. Após intenso desenvolvimento das leis de controle da aeronave e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizaram o voo de certificação, com o objetivo de verificar aspectos de segurança e da capacidade de realizar contatos uma carga de trabalho compatível com a natureza dessa missão. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.
Antes do voo de certificação, a equipagem de ensaio realizou voos no simulador de engenharia da Embraer a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave para viabilizar a missão. Uma lei de controle foi desenvolvida especificamente para a função de recebedor. Para o Maj Av Peixoto, piloto de ensaio do IPEV, “as verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e a verificação do comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida para a missão”.
Após verificação em simulador, foram realizados um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu contatos com e sem a transferência de combustível no envelope de voo proposto. Em seguida, foi realizado o voo de certificação, com contatos e transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.
“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Cel Av Marcelo Zampier Bussmann, Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação.
Após a finalização do processo, as aeronaves operacionais serão modificadas para receberem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o 1°/1°GTT, Esquadrão Zeus, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.