Listas de Exercícios - CPRA
Curso de Ensaios em Voo - Modalidade Asa Fixa
Objetivo
Conforme a ICA 37-35 (Normas Reguladoras do Curso de Ensaios em Voo), aprovada pela Portaria nº 430/GC3, de 8 de agosto de 2011, o CEV-AF tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de Ensaios em Voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como para verificar atividades deste gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. O Currículo Mínimo para pilotos desenvolve o conhecimento teórico, a precisão de pilotagem e a capacidade de observação necessários ao voo de ensaio. Para os engenheiros o Currículo Mínimo provê adaptação ao voo, compreensão dos problemas relatados pelo piloto e o capacita a desempenhar as funções de gerente de um programa de ensaios. Ao final do curso os alunos do Comando da Aeronáutica serão classificados no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e estarão aptos para executar todos os passos de uma campanha de ensaios em voo, desde a elaboração do programa de ensaios até a análise dos resultados.
Requisitos
Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa
1) possuir, no mínimo, 800 (oitocentas) horas de vôo como instrutor, primeiro piloto ou aluno, sendo 200 (duzentas) horas realizadas em aeronaves a reação;
2) estar com o Cartão de Saúde (Junta Especial de Saúde) ou o Certificado de Capacidade Física (1ª classe) válido, na condição “APTO” e sem restrições;
3) se militar pertencente ao efetivo do COMAER, ser do Quadro de Oficiais Aviadores (QOAv) e estar, no máximo, no Posto de Capitão na data de matrícula no Curso;
4) se civil, possuir licença de Piloto Comercial válida, compatível com a modalidade solicitada; e
5) possuir, no mínimo, 50 (cinqüenta) horas de vôo em aeronaves da categoria acrobática.
Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa
1) ser bacharel em Engenharia nas especialidades previstas na Portaria de ativação do Curso;
2) estar com o Cartão de Saúde (Junta Especial de Saúde) ou o Certificado de Capacidade Física (1ª ou 2ª classe) válido, na condição “APTO” e sem restrições; e
3) se militar pertencente ao efetivo do COMAER, ser do Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) e estar, no máximo, no Posto de Capitão na data limite para os requerimentos darem entrada no DCTA, definida na Portaria de ativação do CEV.
Requisitos Adicionais Aplicados aos Candidatos Extra MD
As entidades civis e militares não pertencentes ao MD que tiverem seus candidatos matriculados no CEV obrigar-se-ão a manter em dia, durante todo o período de duração do curso, seguro contra acidentes que cubra danos pessoais do aluno, além de danos pessoais e materiais por ele, direta ou indiretamente, causados a terceiros, ficando o COMAER, dessa forma, subrogado pelas referidas entidades quanto à responsabilidade por esses danos.
Calendário de Eventos
As inscrições para o CEV-AF estão abertas.
Contatos
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV) |
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Contato Tel.: (12) 3947-4066 (EFEV) 3947-3473 (IPEV) Fax: (12) 3947-4066 |
E-mail: |
CEV-AR - Piloto e Engenheiro de Asas Rotativas
CEV-IE - Instrumentador de Ensaio
Curso de Preparação para Recebimentos de Aeronaves - CPRA
Finalidade
O objetivo do CPRA é proporcionar aos pilotos, engenheiros e oficiais especialistas em aeronaves o conhecimento necessário à execução de recebimento de aeronaves (aviões e helicópteros) saídas de linhas de produção, de grandes serviços de manutenção e/ou reparos, ou após revisão geral.
Ao final do curso, pilotos e engenheiros possuem a especialização necessária para planejar, programar, executar, acompanhar e analisar voos de recebimento.
Responsabilidade
O CPRA é realizado pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, por meio da Divisão de Formação em Ensaios em Voo, única instituição do gênero reconhecida internacionalmente no hemisfério sul.
Recursos Humanos e Materiais
Para o CPRA é adotada, em relação às demais atividades e projetos em andamento no IPEV, a prioridade necessária para assegurar o cumprimento do Currículo Mínimo.
O Currículo Mínimo é atendido com os recursos existentes no IPEV e demais Institutos do DCTA. Em consequência, o IPEV é o responsável por prever e solicitar o apoio que julgar necessário dos demais Institutos do DCTA.
Para realizar as palestras e as visitas previstas no Currículo Mínimo, o IPEV é o responsável por providenciar as diligências necessárias junto aos órgãos envolvidos.
Conselho de Instrução
Os alunos do CPRA são submetidos ao Conselho de Instrução do IPEV ao final do curso, ou extraordinariamente quando solicitado por seu coordenador.
Para tanto, ao final de cada quinzena, o coordenador do CPRA reúne os instrutores para avaliar o desempenho de cada aluno separadamente e solicitar a reunião do Conselho, se for julgado necessário.
Conclusão do Curso
O aluno recebe o diploma de conclusão do curso, nas modalidades de Piloto de Recebimento ou Engenheiro/Especialista de Recebimento, de aviões ou helicópteros, desde que tenha cumprido com aproveitamento o Currículo Mínimo do CPRA, previsto para ser realizado em 9 (nove) semanas presenciais.
Avaliação
Para avaliação do grau de aprendizagem são utilizadas provas escritas e desempenho em voo. Os graus de aproveitamento das provas escritas variam numa escala de 0 a 10. O grau mínimo em qualquer trabalho avaliado é de 6,5 (seis e meio). Caso não seja obtido o grau mínimo, o aluno é submetido a uma segunda chamada sobre a matéria ou exercício em questão. Para efeitos de classificação, nesse caso, é considerado o grau da primeira chamada. Com duas notas seguidas, ou três alternadas (incluindo a instrução aérea), abaixo do grau mínimo, o aluno é submetido a Conselho de Instrução.
Na avaliação da instrução aérea, os graus aplicados são:
6 |
Bom |
5 |
Bem Satisfatório |
4 |
Satisfatório |
3 |
Satisfatório nos Mínimos |
2 |
Deficiente |
1 |
Perigoso |
Todos os voos realizados durante o curso são avaliados quanto ao seu planejamento e execução. O grau mínimo a ser atingido no voo é 3.
Com o objetivo de estimular o desempenho dos alunos e premiar aquele que se destaca durante o curso, é oferecido ao primeiro colocado, na cerimônia de conclusão, um prêmio de Honra ao Mérito.
Preparação
É necessário que o candidato ao curso possua conhecimentos básicos de matemática e física. Para auxiliar na preparação para o curso são fornecidas listas de exercício que abordam a matéria que o candidato deve dominar.
Custo
Os cursos ministrados aos militares e civis não pertencentes ao efetivo das Forças Armadas devem ser indenizados ao IPEV, com valores a serem calculados anualmente.
Documentos
Bibliografia:
Matemática:
- IEZZI, Gelson; et. al. Fundamentos de Matemática Elementar - Vol. 1, 2, 3, 6 (somente polinômios e equações), 7, 8, 9 e 10 - Ed. Atual.
Física:
- Ramalho/Nicolau/Toledo - O Fundamentos da Física - Vol. 1 e 2 (somente Termodinâmica e MHS) - Ed. Moderna.
- Cálculo de posição, velocidade e aceleração instantânea com derivada e integral.
Contato
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV)
Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV)
Contato
Tel.: (12) 3947-4066 (EFEV)
e-mail:
Curso de Ensaios em Voo - Asas Rotativas
Objetivo
Conforme a ICA 37-35 (Normas Reguladoras do Curso de Ensaios em Voo), aprovada pela Portaria nº 160/GC3, de 18 de março de 2010, o CEV-AR tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de Ensaios em Voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como para verificar atividades deste gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. O Currículo Mínimo para pilotos desenvolve o conhecimento teórico, a precisão de pilotagem e a capacidade de observação necessários ao voo de ensaio. Para os engenheiros o Currículo Mínimo provê adaptação ao voo, compreensão dos problemas relatados pelo piloto e o capacita a desempenhar as funções de gerente de um programa de ensaios. Ao final do curso os alunos do Comando da Aeronáutica serão classificados no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e estarão aptos para executar todos os passos de uma campanha de ensaios em voo, desde a elaboração do programa de ensaios até a análise dos resultados.
Requisitos
Piloto de Ensaio Experimental de Asas Rotativas
1) possuir, no mínimo, 800 (oitocentas) horas de vôo como instrutor, primeiro piloto ou aluno, sendo 700 (setecentas) horas realizadas em helicópteros;
2) estar com o Cartão de Saúde (Junta Especial de Saúde) ou o Certificado de Capacidade Física (1ª classe) válido, na condição “APTO” e sem restrições;
3) se militar pertencente ao efetivo do COMAER, ser do Quadro de Oficiais Aviadores (QOAv) e estar, no máximo, no Posto de Capitão na data de matrícula no Curso; e
4) se civil, possuir licença de Piloto Comercial válida, compatível com a modalidade solicitada.
Engenheiro de Ensaio Experimental de Asas Rotativas
1) ser bacharel em Engenharia nas especialidades previstas na Portaria de ativação do Curso;
2) estar com o Cartão de Saúde (Junta Especial de Saúde) ou o Certificado de Capacidade Física (1ª ou 2ª classe) válido, na condição “APTO” e sem restrições; e
3) se militar pertencente ao efetivo do COMAER, ser do Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) e estar, no máximo, no Posto de Capitão na data limite para os requerimentos darem entrada no DCTA, definida na Portaria de ativação do CEV.
Requisitos Adicionais Aplicados aos Candidatos Extra MD
As entidades civis e militares não pertencentes ao MD que tiverem seus candidatos matriculados no CEV obrigar-se-ão a manter em dia, durante todo o período de duração do curso, seguro contra acidentes que cubra danos pessoais do aluno, além de danos pessoais e materiais por ele, direta ou indiretamente, causados a terceiros, ficando o COMAER, dessa forma, subrogado pelas referidas entidades quanto à responsabilidade por esses danos.
Calendário de Eventos
Encerramento das inscrições (Entrada no DCTA) | 01 AGO 2011 |
Realização dos Exames de Seleção | 12 a 16 SET 2011 |
Apresentação dos Candidatos no GEEV | 31 JAN 2012 |
Início do curso | 06 FEV 2012 |
Término do curso | 14 DEZ 2012 |
Contatos
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV) |
|
Contato Tel.: (12) 3947-4066 (EFEV) 3947-3473 (IPEV) Fax: (12) 3947-4066 |
E-mail |
CEV-AF - Piloto e Engenheiro de Asa Fixa
CEV-IE - Instrumentador de Ensaio
Curso de Preparação para Recebimentos de Aeronaves - Orientações
Orientações Gerais
Indicação
Preenchimento do Cadastro
Período do Curso
Provas de Matemática e Física
Assuntos cobrados nas provas
Lista de Exercícios
Bibliografia
Uniforme
Cartão de Saúde
Material Necessário
Hospedagem
Alimentação
Transporte
Facilidades
A indicação de servidores civis e militares pertencentes ao efetivo do COMAER deverão ser realizadas por meio de Ofício Simples, no caso de OM não pertencente ao DCTA, ou por meio de Mensagem Direta, para as OM pertencentes ao DCTA. As indicações serão dirigidas ao Diretor-Geral do DCTA, seguindo a devida cadeia de comando.
Os militares indicados para o CPRA deverão preencher a Ficha de Cadastro do XXIV CPRA e
O XXVI CPRA será realizado no período de 19 de abril a 12 de julho de 2013, nas instalações da EFEV.
Para atingir plenamente seus objetivos, a quantidade de matérias teóricas ministradas no curso é grande, sendo que, para acompanhá-las, faz-se necessário que os alunos tenham uma certa base nos campos de Matemática e Física. A duração do curso é de apenas nove semanas, não havendo possibilidade de alocar tempo para uma revisão completa dessas matérias. Antes das avaliações, serão reservados alguns tempos de aula apenas para retirada das últimas dúvidas sobre os assuntos cobrados.
Haverá uma prova de Matemática e uma de Física na primeria semana. As questões das provas serão do mesmo nível de dificuldade dos exercícios propostos nas listas disponibilizadas acima, conforme bibliografia.
Está disponível uma Apostila de Matemática para auxiliar a preparação para a prova. Favor entrar em contato com a secretaria da EFEV.
Também estão disponíveis listas de exercícios de Matemática e Física para fins de preparação, servindo apenas para se ter uma noção do nível de cobrança, não abrangendo necessariamente todo o conteúdo.
Os assuntos cobrados, bem como a bibliografia, constam do Programa de Matérias.
O uniforme a ser utilizado na abertura e encerramento do curso será o 7° A. Durante o curso, serão utilizados o 7° B e 8° (macacão de voo).
Atenção para a época de realização do curso. É recomendável que se traga o blusão de voo e/ou a jaqueta.
Devido à duração do CPRA (9 semanas), é importante lembrar que o cartão de saúde (ou o Certificado de Capacidade Física, para civis) deve estar válido por todo o período. Não serão alocados tempos de aula para realizar a inspeção de saúde durante o curso.
Dentro do possível, trazer uma calculadora científica e prancheta de voo; no caso de CPRA - Asas Rotativas, aqueles que voam o H-50 poderão trazer seu capacete, caso desejem.
Os alunos militares poderão hospedar-se no Hotel de Trânsito dos Oficiais. Haverá desconto de 50% no valor das diárias após o 16º dia.
O valor é de R$ 40,00 para oficiais superiores e R$ 35,00 para oficiais intermediários e subalternos.
O rancho é indenizado, sendo que, para a duração do curso, o valor é de R$ 4,00 por refeição (a ser confirmado).
Existe uma cantina no Hotel de Trânsito dos Oficiais. Também há restaurantes no COCTA (Clube dos Oficiais) e no Hotel de Trânsito do ICEA, ambos dentro do campus.
As conduções para o início e término de cada expediente serão as mesmas que atendem aos servidores do IPEV, não sendo possível providenciar horários alternativos.
Programação das conduções:
- Início do 1º expediente: Hotel* – IPEV (07:35 h). (* o ponto do ônibus é na via principal, no sentido do supermercado)
- Término do 1º expediente: IPEV – Rancho (12:00 h).
- Início do 2º expediente: Rancho – IPEV (12:45 h).
- Término do 2º expediente: IPEV – Hotel (17:00 h).
O DCTA possui as seguintes facilidades:
- Barbearia, Correios e Banco do Brasil no prédio do Hotel de Trânsito dos Oficiais (HTO);
- Banco Real, Itaú e Caixa Econômica Federal, no prédio da ADC;
- Barbearia e loja de informática, no prédio da ADC;
- Supermercado;
- Banco Bradesco e Banca de Jornais, vizinhos ao supermercado;
- Cantinas;
- Posto de Gasolina.