O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou no dia 13 de maio, a Aula Inaugural do XXIX Curso de Ensaios em Voo (CEV) modalidade Asa Fixa (AF). A palestra foi ministrada pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (SDT/DCTA), Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro OTERO.
A cerimônia presidida pelo Senhor Diretor-Geral do DCTA, Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de AGUIAR contou com uma plateia composta por Oficiais Generais do DCTA, Diretores, Comandantes e Chefes das unidades subordinadas a GUARNAE-SJ, Provas e Curingas, servidores e militares do IPEV, e os alunos do XXIX CEV-AF.
Inserido na atividade de Ensaios em voo desde 1991, o palestrante Brig Eng Otero, é reconhecido como Curinga 23. Com uma vasta experiência em grandes projetos da Força Aérea Brasileira (FAB) dentro da atividade de ensaios em voo, apresentou uma realidade onde a plateia pôde reconhecer a importância e valorização da atividade de Ensaio em Voo diante do cenário de mudanças e de inovações do mercado aeronáutico.
O Curso de Ensaios em Voo tem a finalidade de preparar tripulações compostas por pilotos e engenheiros para executar as atividades relacionadas com voos de desenvolvimento de aeronaves ou sistemas, como também, formar técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para coletas de dados, a fim de contribuir para o aumento da capacidade operacional da FAB.
Até a presente data, a Divisão de Formação em Ensaios em Voo do IPEV (EFEV), formou no Curso de Ensaios em Voo no Brasil, 112 Pilotos de Ensaio, 83 Engenheiros e 118 Instrumentadores de Ensaio. E no XXIX CEV-AF recebe 05 novos alunos, sendo 02 pilotos de ensaio experimental, 02 engenheiros de ensaio experimental e 01 engenheiro instrumentador, sendo eles:
- Cap Av André Marques Peixoto;
- Cap Av Thiago Scavacin;
- 1º Ten Eng Matheus Pacheco Guanabara Santiago;
- 1º Ten Eng João Gabriel Henriques Leite; e
- 1º Ten Eng Igor Fonte Portella;